Carregando...

O PVNC - Petrópolis iniciou as suas atividades no auspicioso dia de sábado, 13 de Agosto de 1994. Partimos 3 Professores e 16 Estudantes, e a missão era a simples proposta de preparar jovens das classes populares para o acesso às universidades, naquele contexto através dos exames vestibulares. Em 4 anos, compreendemos que os nossos jovens tinham potencial e desejavam muito mais: ter acesso ao mundo do Conhecimento e buscar na vida acadêmica o caminho da ruptura com o seu destino social.

Em 1999, partimos, com cerca de 80 jovens, para uma nova fase de nosso trabalho: um pré-vestibular que não adestrava para os vestibulares. Buscamos motivar e inserir os nossos Estudantes através da busca pelo conhecimento. O vestibular e, hoje, o ENEM são etapas que eles pessoalmente devem administrar, a partir dos estudos e projetos que realizam no PVNC. Os novos jovens abraçaram a causa: criaram novas atividades dentro de nosso Núcleo – cineclube, fóruns de debate, grupos de trabalho social voluntário em comunidades – e eles próprios assumiram a organização e a coordenação do curso, o que se mantém até o presente.

O PVNC evoluiu, a partir deste cenário, para um laboratório formativo para os próprios professores. Muitas experiências de ensino têm sido desenvolvidas em nosso Núcleo, tendo gerado publicações e material para apresentação em colóquios, seminários e comunicações orais e painéis em eventos acadêmicos e científicos em nosso País.

Ao longo de todos estes anos de experiência, com um amplo espectro de trajetórias pessoais e coletivas, temos conseguido trabalhar para que os sonhos de nossos pupilos se transformem em projetos de vida; vida acadêmica, vida intelectual e vida profissional espalhadas Brasil e mundo afora.